Contribuintes proprietários de veículos no Rio de Janeiro

Os contribuintes proprietários de veículos emplacados em cidades do Estado do Rio de Janeiro poderão acompanhar abaixo informações a respeito do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA Rio de Janeiro 2019.

A responsabilidade de arrecadar o IPVA no Rio de Janeiro é da Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ PI e também do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN PI.

Todos os anos estes dois órgãos definem e divulgam as regras e informações de recolhimento do imposto aos contribuintes.

No Estado do Rio de Janeiro o IPVA é calculado da seguinte forma:

– Veículos novos utilizam uma alíquota de 2% do valor presente na Nota Fiscal de compra.

– Já para realizar o cálculo do imposto para os veículos usados, são utilizadas as alíquotas seguintes: 2% sobre o valor médio aferido pela Tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas para motocicletas e ciclomotores, 1% sobre o valor para ônibus e caminhões e 2,5% sobre o valor para outros veículos.

É importante que você se organize e saiba também qual o valor dos outros impostos como o DPVAT Rio de Janeiro 2019.

Pagamento e Vencimento IPVA Rio de Janeiro 2019:

O calendário de vencimentos do IPVA Rio de Janeiro 2019 possui vencimentos em todos os meses do ano, porém os vencimentos variam de acordo com o número final da placa do veículo.

Os contribuintes podem pagar à vista no vencimento da primeira parcela com desconto de 15% ou parcelado em três vezes e sem direito a descontos.

Para os finais de placa 1 os vencimentos são entre janeiro e março, para placas com final dois entre fevereiro e abril e assim sucessivamente.

Atenção: em caso de atraso nos pagamentos serão cobrados multa e juros, além de o veículo estar em situação irregular e poder ser recolhido.

Saiba também como realizar o pagamento do Seguro Obrigatório DPVAT.

Consulta no DETRAN e 2 Via IPVA Rio de Janeiro 2019:

Para consultar o IPVA Rio de Janeiro 2019 basta acessar o site do DETRAN, disponível no endereço eletrônico, e informar o Registro Nacional de Veículos Automotores – RENAVAM e placa o veículo.

Outros serviços relacionados ao IPVA poderão ser solicitados também presencialmente no DETRAN ou pelo site da Secretaria de Estado da Fazenda.

Outra opção é ligar para um dos telefones da SEFAZ: 3216-9600, 3216-9612, 3126-9614, 3216-9615, 3216-9616 e 3216-9665.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *