Saiba Como se Candidatar pelo Enem

Neste ano, o candidato ao Sisu Enem é resguardado pela lei nº 12.711 que vai exigir que pelo menos 12,5 por cento das vagas em universidades federais que devem ser reservadas para alunos da rede pública. Para o Sisu 2019 do primeiro semestre, todos os candidatos disputam também pela concorrência geral, porém só depois que as vagas do sistema de cotas forem preenchidas.

O aluno ao Sisu Enem deve ficar atento pois o site terá diferentes etapas para quem optar por disputar as vagas por cotas

A lei também definiu que a instituição que decidir oferecer vagas pelo Sisu Enem deverá ser bem clara quando à definição das suas condições específicas como número de vagas por curso e turno (matutino, vespertino, noturno ou integral) participante do Sisu assim como semestre de ingresso. O número de vagas reservadas pela lei de cotas, peso de cada prova do Enem e notas mínimas de corte devem ser rigorosamente descritas assim como os documentos exigidos para a matrícula na instituição.

Após a inscrição Sisu 2019, você deve fazer a escolha do curso, o aluno pelo Sisu Enem deve dizer se é cotista. Se não for cotista, o caminho segue o mesmo de anos anteriores, mas os alunos de escola pública que concorrem às vagas reservadas serão divididos em grupos e subgrupos segundo a renda familiar e cor declarada.

O aluno pelo Sisu Enem terá uma data limite para trocar as opções de curso pois o Sisu fica aberto por alguns dias para essa alteração, e nesse caso poderão desistir de concorrer como cotistas ou concorrer pelas vagas reservadas em um curso e não no outro que escolher.

Se pelo Sisu Enem não houver aprovados suficientes para preencher todas as vagas destinadas a algum dos subgrupos previstos, estas vagas poderão ser oferecidas na lista de espera aos demais subgrupos. Terão prioridade primeiro, aos que têm a mesma faixa de renda, depois, qualquer renda, priorizando os negros, pardos e indígenas. Se ainda assim o preenchimento de vagas não for realizado, as vagas restantes são disponibilizadas aos demais candidatos.

No site tem um infográfico bem fácil de entender que resume todo o processo.

Fique conosco que vamos te dar o passo a passo em todos os momentos!

Gostou do post? Use os botões abaixo para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto aí no cantinho do seu computador). E claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua crítica, sugestão e também xingamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *